26.6.07

Comunidades ciganas com sítio na internet para melhor inclusão

in Jornal Público

O primeiro sítio na internet sobre as comunidades ciganas em Portugal (www.ciga-nos.pt) foi ontem lançado para estimular a inclusão social e sensibilizar a opinião pública com informação e divulgação dos projectos que envolvem esta minoria étnica.
O Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) lançou o sítio Centro Nacional de Apoio ao Imigrante, em Lisboa, que pretende fomentar dinâmicas de inclusão que abram espaço à inserção social e à valorização do património cultural desta comunidade, reforçando o diálogo e promovendo a cidadania.

Esta iniciativa surge um dia depois de cerca de 50 mil ciganos portugueses terem celebrado o Dia Nacional do Cigano por todo o país.

Em declarações à Lusa, o Alto-Comissário para a Imigração e Diálogo Intercultural, Rui Marques, disse que o sítio tem três grandes objectivos, sendo o primeiro "dar a conhecer a história, a cultura e a realidade social da comunidade cigana" portuguesa para "quebrar o ciclo de preconceitos que existe na sociedade e que gera medo e desconfiança". "O segundo objectivo é ter uma plataforma de comunicação interactiva para que líderes associativos das comunidades ciganas tenham um local onde possam obter informação prática e aprofundada", explicou o Alto-comissário.

O terceiro grande objectivo é, segundo o responsável, que as crianças ciganas que frequentam o "Programa Escolhas" - que decorre até 2009 e tem como metas principais a promoção da inclusão social de crianças e jovens em contextos socio-económicos mais vulneráveis - e que tem acesso à Internet através dos Centros de Inclusão Digital "possam encontrar a sua realidade quando fazem as suas pesquisas". O sítio dispõe ainda de um fórum aberto à participação de todos os interessados na problemática cigana, a fim de gerar o debate em torno das áreas mais sensíveis (educação, habitação, empregabilidade, saúde) e ambicionando estabelecer um processo de interacção entre os vários actores, de forma a dinamizar a procura de soluções para a integração das comunidades cigana.