28.6.07

Competitividade deve ser preocupação da UE

Isabel Forte, in Jornal de Notícias

Van Zeller (CIP) e Rocha de Matos (AIP) pedem atenção às empresas


A presidência portuguesa da União Europeia deverá dar atenção às prioridades empresariais, designadamente à competitividade e às Pequenas e Médias Empresas (PME), duas das "grandes preocupações" que são "comuns a todas as confederações empresariais" europeias, disseram, ontem, em conferência de imprensa, a Associação Industrial Portuguesa-Confederação Empresarial (AIP) e a Confederação da Indústria Portuguesa (CIP).

As duas confederações, que, recordam, "estiveram desde a primeira hora no grupo daqueles que defenderam a adesão de Portugal às Comunidades Europeias", decidiram apresentar um conjunto de sugestões à presidência portuguesa da UE, que se inicia no próximo domingo. Entre elas, referem, deve estar "a promoção da competitividade e a afirmação da UE como actor global".

Em termos de competitividade, as confederações aguardam por uma aposta na investigação, desenvolvimento e capacidade de inovação, mas também numa estratégia de "crescimento e emprego" junto das PME, tal como de "um enquadramento legislativo simples, coerente e estável", para que as empresas "possam desenvolver-se em condições atractivas". Pedem uma política energética que aumente a competitividade e uma política marítima integrada. As confederações lembram, por outro lado, que devem ser criadas políticas sociais que possam fixar os imigrantes e que o conceito de flexissegurança seja aprofundado de forma a "criar empregos".