24.6.07

O admirável mundo novo para os mais velhos

A.M.,in Jornal Público

É um admirável mundo novo para os mais velhos: apoio domiciliário personalizado; universidades; viagens; sítios na Internet; fóruns sobre sexualidade; seguros e sistemas de crédito; voluntariado; mobiliário ergonómico; residências assistidas; gerontecnologia. Paulo Santos, director da revista Rugas, especializada em questões da terceira idade (editada na Madeira, em Outubro também no continente), cita os serviços que estão a criar-se ou a expandir-se.

Teresa Almeida Pinto, responsável do site www.projectotio.net, recorda que, na Alemanha, dois terços dos compradores de veículos topo de gama são pessoas com mais de 50 anos. O que a leva a dizer que "é fundamental adaptar os produtos aos consumidores".

Uma das novas tendência

s é a das residências assistidas. O espaço para viver inclui serviços de hotelaria, segurança, cultura. Estanislau Pierre, director-geral da Casa dos Leões (Carnaxide, Oeiras), a primeira do género em Portugal, do Espírito Santo Saúde, diz que este "talvez seja um pequeno paraíso". As pessoas sentem-se felizes, afirma, apesar dos problemas do quotidiano.

Este bem-estar não é para todos: a mais barata custa 30 mil euros mais uma mensalidade de 1320 euros. A Casa dos Leões dispõe de 57 apartamentos. No final do ano, haverá mais 115 junto ao Hospital da Luz, em Lisboa. Já o grupo José de Mello Residências e Serviços tem 68 apartamentos em dois condomínios e 249 residências assistidas em três locais.

Diferentes são as universidades seniores, que passaram de 15, em 2001, para as actuais 80. Luís Jacob, presidente da Rede das Universidades da Terceira Idade (www.rutis.org), diz que esta é uma resposta social, que pretende tirar as pessoas de sua casa, valorizando a cultura e a integração social.