13.6.07

Qualificação das respostas sociais discutidas em seminário - Identidade no Terceiro Sector

David Furtado, in o Primeiro de Janeiro

Ensaiar respostas de sistema para a qualificação das ONG em Portugal e em Itália foi um dos objectivos que presidiram ao seminário, promovido no âmbito da iniciativa comunitária Equal e realizado ontem na Fundação Cupertino de Miranda.


Decorreu ontem na Fundação Cupertino de Miranda, no Porto, o seminário transnacional final “Qualificação das Respostas sociais: Propostas para um futuro incerto”. Os projectos “Acreditar” (Portugal) e “Includendo” (Itália) foram promovidos no âmbito da iniciativa comunitária Equal.

O projecto-piloto “Acreditar” – Agência de Consultoria Social”, desenvolvido no distrito do Porto, tem por objectivo a promoção do desenvolvimento de estratégias e modelos capazes de sustentar o crescimento e qualificação das organizações sociais sem fins lucrativos. A parceria de desenvolvimento do projecto é composta pela Rede Europeia Anti-Pobreza/Portugal, pela Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional do Porto e pela União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Porto.

Durante o seminário, foi também promovido o projecto “Includendo”, de Itália. Esta acção insere-se na iniciativa comunitária Equal. Os dois projectos procuram ensaiar respostas de sistema para a qualificação das organizações não governamentais em Portugal e em Itália.

Entre Setembro de 2005 e Agosto de 2007, o projecto “Acreditar” desenvolveu várias actividades. As acções de consultoria abrangem o desenvolvimento de estudos e investigações, balanço social, planificação estratégica, marketing social e modelos de intervenção.

O objectivo final desta parceria transnacional é o de reunir um conjunto alargado de contributos que podem provir de visitas, intercâmbios de peritos e seminários temáticos. Pretende-se a formulação de propostas de modelos e práticas para a “progressiva, sistemática e sustentável qualificação das organizações sociais do Terceiro Sector”.

Na sessão de ontem, a introdução e moderação estiveram a cargo de Raquel Campos, do projecto “Acreditar”. A responsável afirmou que “o objectivo é a qualificação das organizações sociais. Fizemos um levantamento das principais necessidades do sector”. A representante do projecto “Acreditar” afirmou que “em Portugal, não existe sentido de identidade do Terceiro Sector”, frisando que “é diferente do sector empresarial e do público”.

Raquel Campos assinalou a “necessidade de melhorar. As organizações sem fins lucrativos têm de explorar o sector empresarial como fonte eventual de financiamento. Há constrangimentos”, sublinhou. “Estas organizações não têm planeamento estratégico, há falta de formação e ausência de política de gestão de recursos humanos”, esclarece. “Foi para combater essas circunstâncias que estes projectos nasceram”. Raquel Campos frisou a necessidade de “melhorar a formação, a gestão e a capacidade organizacional”, destacando “a aprendizagem como ponto de partida”.

O orador seguinte, Gianluca Cardi, do “Includendo”, explicou a génese do projecto em Itália, referindo que “nasceu para tentar colmatar uma lacuna. Começou como um agente técnico capaz de se colocar junto dos actores público e privado”. Gianluca Cardi mencionou também os valores da agência, que aposta numa “forte valência técnica, capaz de constituir hábitos funcionais num determinado território”. Não se trata de “uma agência que produz materialmente alguma coisa, mas que elabora fórmulas estratégicas para o diálogo”, sendo agora encarada como uma “empresa social”.

Elizabeth Santos, da parceria de desenvolvimento do Projecto “Acreditar”, referiu que a experiência nasce “numa lógica de investigação-acção”. A representante realçou a “importância de ter profissionais com conhecimentos no Terceiro Sector”.
Durante o seminário de ontem foi ainda feita uma reflexão sobre os principais resultados e ‘follow-up’ dos projectos “Acreditar” e “Includendo”, com as participações de Carlos Azevedo, do Projecto “Acreditar”, além de Vincenzo Castelli e Claudio Magagnoli, do Projecto “Includendo”. Durante a tarde, foram discutidas propostas para a orientação e apoio da qualificação organizacional do Terceiro Sector.