6.6.07

Bacalhau para o almoço, rosas vermelhas para a mulher e um livro do Ruca para a filha

Bárbara Simões, in Jornal Público

Internauta cego começou ontem a testar acessibilidade de sites portugueses graças a programa de síntese de voz


Na sala ouviu-se, em português do Brasil: "A encomenda foi registada com sucesso, exclamação." No ecrã do computador lia-se: "A encomenda foi registada com sucesso!" É assim, utilizando um software de voz, que Fernando Santos, cego, vai acompanhando os vários passos das operações que realiza no computador. E foi assim que ontem de manhã pôde encomendar bacalhau à Zé do Pipo congelado, flores para a mulher e um livro para a filha de dois anos e meio.

Até ao próximo dia 15 Fernando deslocar-se-á diariamente a um apartamento no nono piso do aparthotel Eden, em Lisboa. No computador portátil vai testar até que ponto os portais portugueses são acessíveis (neste caso, a quem não vê). Usa apenas o teclado, e não o rato. A iniciativa, que ontem começou, é da empresa Vector21, em parceria com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (Acapo) e a Associação do Comércio Electrónico em Portugal.

A primeira tarefa foi encomendar o almoço. Fernando pesquisou no google o site escolhido (www.congeladosemcasa.pt) e entrou nas refeições prontas. Passou a primeira parte - "alimentação vegetariana é uma coisa que não me convence lá muito". Passou a segunda - "sopa de feijão-verde também é daquelas coisas..."
Parou no arroz de pato. Quis saber mais sobre o produto e modo de utilização. Ficou a saber apenas que era vendido em embalagens de 400 gramas e que custava 3,79 euros. "Não tem mais informação. Vamos optar por outra coisa."

Foi escolhido o bacalhau à Zé do Pipo (4,98 euros) e a seguir uma mousse de chocolate, em embalagem de 90 gramas. "Parece-me bem." Este será o almoço de hoje, porque as entregas são feitas 24 horas depois. Ontem Fernando foi almoçar fora.
Depois de ter encomendado a refeição, o técnico de informática fez uma consulta de saldo na Caixa Geral de Depósitos e encomendou (em www.lardocelar.com) um bouquet de rosas vermelhas e chocolates para a mulher. Pagou com cartão Visa. Na loja virtual da Porto Editora (www.webboom.pt) comprou Ruca - Livro de Actividades Azul, para oferecer à filha.

A primeira manhã correu bem. O programa para os próximos dias inclui, por exemplo, a compra de bilhetes para um espectáculo musical, a leitura de um cartoon de um jornal diário, o envio de um e-mail ao Presidente da República e a avaliação de todos os sites das candidaturas à Câmara de Lisboa. Num diário ficará registado como vão correndo as coisas (http://www.integra21.com).

Fernando acha importante esta chamada de atenção para dificuldades sentidas a lidar com alguns sites. Imagens não legendadas ou menus acessíveis apenas quando se usa o rato são exemplos de problemas com que os cegos por vezes se confrontam. Mas a questão começa mais atrás: "Muitas pessoas não sabem sequer que uma pessoa cega consegue utilizar o computador", diz.