in O Primeiro de Janeiro
Os preços do consumidor em Portugal devem ter caído em Janeiro, baixando a taxa de inflação média para 2,4 por cento.
Os especialistas antecipam uma queda mensal do índice de preços do consumidor entre 0,2 e menos 0,4 por cento, pressionado em baixa pela descida nos preços da energia, reflectindo a descida dos preços dos combustíveis para mínimos de 2005 em Janeiro.
O efeito sazonal dos saldos, que se iniciaram em Janeiro, também deve ter pressionado os preços em baixa. Com um contributo positivo para a inflação terão estado os aumentos de alguns preços, como a electricidade e os automóveis.
Em Dezembro, a queda mensal tinha sido de 0,5 por cento. A taxa média de inflação em Janeiro deve ter baixado 0,2 pontos percentuais, para 2,4 por cento, de acordo com a média das previsões dos analistas, e a variação homóloga, face a Janeiro de 2008, deve ter recuado 0,2 pontos, para 0,6 por cento, para um novo mínimo da série iniciada em 1978.
Se os preços tiverem caído 0,3 por cento em Janeiro e ficarem inalterados em todos os outros 11 meses até ao final do ano, Portugal chegaria ao fim de Dezembro com uma taxa de inflação média de 0,9 por cento.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga hoje o índice de preços do consumidor de Janeiro.
Efeito. A época de saldos pode ter tido influência na quase certa queda mensal dos preços antecipada pelos analistas


