26.4.10

Mais de 300 mulheres abortaram duas vezes em 2009

in Jornal de Notícias

Das 19 mil mulheres que abortaram voluntariamente em 2009, 340 fizeram-no duas vezes nesse ano e 890 já o tinham feito no anterior.

Trata-se de números ainda muito baixos, comparativamente com outros países, mas que podem aumentar, alertou, em declarações à Lusa, Maria José Alves, da Associação do Planeamento Familiar.

Segundo dados da Divisão de Saúde Reprodutiva da Direcção-Geral de Saúde (DGS), das 18951 mulheres que em 2009 praticaram a interrupção voluntária da gravidez (IVG), 1,8% fizeram-no duas vezes e 4,7% já a tinha feito em 2008. Três anos após a entrada em vigor da lei do aborto, Maria José Alves, ginecologista obstetra na Maternidade Alfredo da Costa, conta que as mulheres que repetiram o aborto são "muito diferentes". Nem todos os casos significam que não tinham aderido à contracepção. "Fazer contracepção é difícil", afirma. Algumas mulheres necessitam de ser motivadas de forma diferente para esta prática.

Para a chefe da Divisão de Saúde Reprodutiva da DGS, as mulheres que recorrem à IVG "são um subgrupo muito concreto. Se estão grávidas, é porque algo falhou na contracepção: a maioria usava um método contraceptivo irregularmente, com erros ou não usava qualquer método". Um terceiro grupo, minoritário, utiliza um método seguro, que falhou. Por isso, defende Lisa Vicente, "é muito importante, que além de se dar o método contraceptivo, se explique às mulheres a forma de o usar sem falhas".