27.4.10

Secretário de Estado aponta ideias-chave para combate à pobreza

Pedro Soares, in Setúbal na Rede

Pedro Marques, secretário de Estado da Segurança Social, considera que a aposta em “mais educação, emprego e apoios sociais” são “três ideias-chave” para ajudar no combate à pobreza. No encontro realizado no auditório José Afonso, em Setúbal, no âmbito do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social (AECPES), o secretário de Estado explicou que “é com a educação que se interrompem ciclos de pobreza”, apontando a necessidade de se criarem “mais e melhores oportunidades”, que a economia “deve favorecer o crescimento de emprgo” e que deve haver mais apoios sociais monetários e equipamentos sociais para os jovens.

No entanto, Pedro Marques destaca que o combate à pobreza “deve ser um desígnio diário de todas as pessoas”, uma vez que os anos europeus “não transformam nada imediatamente”. Este ano europeu do combate à pobreza e à exclusão social serve antes para “mobilizar a sociadade e os agentes do país para o esforço da erradicação da porbreza e para debater estratégias”.

O encontro foi subordinado ao tema “Jovens - Geração futuro”, escolha justificada por Edmundo Martinho, coordenador nacional do AECPES, por o desemprego ser um “problema comum” à juventude de toda a Europa. Por haver “algumas nuvens mais escuras no horizonte”, Edmundo Martinho quis sublinhar que o Estado “está com os jovens portugueses”, uma vez que “o futuro do país passa por cidadãos mais activos, críticos e exigentes”.

Por sua vez, o vereador da câmara setubalense, Carlos Rabaçal, considerou que esse tema é “grato” para Setúbal, uma vez que este é um município que “aposta na juventude”. Confessando “alguma preocupação pelo futuro”, o autarca considera que é necessária uma “aposta inequívoca na juventude”, apontando a importância de todos, incluindo os agentes privados. Assim, apela aos jovens para que “continuem a lutar por um futuro melhor”.

Em relação ao combate à pobreza e à exclusão social, Carlos Rabaçal refere que é preciso “alterar as políticas económicas”, apontando novas “políticas de intervenção e multidisciplinares” e criticando o Programa de Estabilidade e Crescimento apresentado pelo Governo. Citando Mário Soares, o vereador setubalense referiu a desigualdade social como o aspecto mais negativo da democracia portuguesa.

Edmundo Martinho saudou ainda Setúbal pelo “exemplo extraordinário” na afluência de público ao encontro, garantindo que “não se cansará de levar o exemplo de Setubal ao resto do país”, na mobilização dos portugueses no combate à pobreza e à exclusão social. O encontro contou também com um debate sobre o tema, animação musical com tunas e artistas da cidade e a projecção de um curto filme.