29.4.10

Auto-suficiência alimentar é prioridade das Cáritas lusófonas

João Pereira, in Agência Ecclesia

Encontro decorre na Guiné-Bissau com delegações de sete países


As Cáritas dos países de língua oficial portuguesa estão reunidas até 2 de Maio na Guiné-Bissau para reflectir sobre o “Combate à Pobreza promovendo a auto-suficiência alimentar”.

O encontro, que se realiza pela sexta vez, conta com a presença de delegações de Portugal, Brasil, Angola, Brasil, Cabo-Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau.

Na sessão de abertura, realizada esta Segunda-feira, o bispo de Bissau, D. José Camnaté, frisou que o seu país quer assumir um papel activo no Fórum.

O prelado agradeceu aos participantes terem-se deslocado ao país num momento difícil da sua história, marcada actualmente pela instabilidade política e militar.

O representante da Cáritas Portuguesa, João Pereira, apresentou um resumo da caminhada conjunta feita pelas Cáritas Lusófonas e manifestou o desejo de que esse percurso se consolide com o encontro.

Por seu lado, a Ministra da Mulher, Família, Coesão Social e Luta Contra a Pobreza da Guiné-Bissau, Maria de Lurdes Vaz, elogiou a iniciativa e salientou o papel da Igreja Católica e da Cáritas local em favor do desenvolvimento do território, sobretudo nas áreas da Educação e da Saúde.

No encontro inaugural interveio também o representante do Secretário-Geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, bem como os embaixadores de Portugal, Brasil, Angola e União Europeia.

Os trabalhos desta Terça-feira coincidiram com o certame anual "Cáritas - Porta Aberta", que incluiu uma exposição de projectos daquela instituição a nível local, a realização de uma conferência sobre o tema do Fórum e a partilha das principais acções executadas pelos organismos presentes.

Durante esta semana estão agendadas visitas a estruturas da Cáritas da Guiné-Bissau e reflexões sobre a forma de aproximar as delegações lusófonas.