26.4.10

Grécia rejeita problemas no pagamento da dívida

in Jornal de Notícias

O ministro grego das Finanças afirmou hoje, domingo, que o país pagará a sua dívida "sem qualquer problema", depois de o director do Fundo Monetário Internacional ter dito que estão em aceleração os contactos para resolver a crise grega.

"Estamos cientes da seriedade da situação e dos esforços corajosos que estão a ser feitos pelo povo grego (...) Estou confiante de que vamos concluir as negociações a tempo de atender às necessidades da Grécia", afirmou o director do FMI, Dominique Strauss-Kahn.

A Grécia enfrenta até 19 de Maio um pagamento de dívida na ordem de 8,5 mil milhões de euros (11 mil milhões de dólares).

Face à pressão dos mercados, na sexta-feira, o país da zona euro pediu aos seus parceiros europeus e Fundo Monetário Internacional para que seja accionado o pacote de ajudas no valor de 45 mil milhões de euros.

O Comissário europeu dos Assuntos económicos, Olli Rehn, afirmou que o pacote de ajuda estará pronto no "início de Maio", e que poderá então ser aplicado "prontamente".

Durante as reuniões de primavera do Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional, este fim-de-semana, em Washington, o ministro grego das Finanças desdobrou-se em contactos com as autoridades norte-americanas, europeias e com as duas instituições financeiras internacionais.

George Papaconstantinou afirmou hoje, domingo, que as negociações sobre o pacote financeiro de ajuda serão concluídas "a tempo" e que a Grécia poderá "financiar a sua dívida sem qualquer problema".

"Temos muita confiança de que terminaremos a tempo", referiu em conferência de imprensa na sede do FMI, em Washington.

O ministro assumiu mesmo um tom desafiador, afirmando que aqueles que apostarem na incapacidade da Grécia honrar os seus compromissos financeiros "irão perder as suas camisas".

"A Grécia é e será sempre um país da zona euro e um membro da União Europeia", sublinhou Papaconstantinou.