26.4.10

Fernando Nobre "muito satisfeito" com discurso de Cavaco

in Jornal de Notícias

O candidato à Presidência da República, Fernando Nobre, manifestou-se hoje, domingo, "muito satisfeito" por Cavaco Silva ter focado, no seu discurso na sessão solene comemorativa do 25 de Abril, questões das quais disse que tem falado há muitos anos.

Em declarações à Lusa antes da saída do habitual desfile comemorativo do 25 de Abril, Fernando Nobre apontou sobretudo a justiça social, realçando que muitos jovens estão a abandonar o país porque não têm alternativas em Portugal.

< No seu discurso na sessão solene comemorativa do 25 de Abril de 1974, o Presidente da República alertou para a persistência de desigualdades sociais, sublinhando a existência de situações de privação ao lado de "casos de riqueza imerecida que nos chocam" e lembrando os rendimentos dos altos dirigentes de empresas.

Lembrando que o 25 de Abril foi feito em "nome da liberdade" e de uma sociedade mais justa e solidária, Cavaco Silva reconheceu que é nessas áreas que "porventura" o balanço destas três décadas de democracia se revela "menos conseguido".

Num balanço dos 36 anos pós 25 de Abril, Fernando Nobre disse que, dos três 'D' (Descolonização, Democracia e Desenvolvimento) só o do desenvolvimento ficou por cumprir.