20.4.10

Programa Integrado de Educação e Formação da Moita

in Rostos on-line

As duas turmas do P.I.E.F. (Programa Integrado de Educação e Formação) da Moita, a funcionarem na Escola Básica de 2º e 3º Ciclos, de D. Pedro II - Moita, participaram no dia 13 de Abril, entre as 13h30 e as 14h15, na Estafeta Nacional "Pobreza e Exclusão: Eu Passo!", correndo entre o mercado do Casal do Marco e o Parque da Vila da Quinta do Conde.

Tendo mobilizado um total de 30 pessoas, entre alunos, professores, parceiros e convidados, o P.I.E.F. da Moita aderiu com enorme entusiasmo e empenho a esta iniciativa. Após terem recebido o testemunho da turma do P.I.E.F. do Seixal, os jovens da Moita percorreram os 9 km que lhes estavam destinados e entregaram-no à turma do P.I.E.F. do Barreiro, que continuou o trajecto daquele dia, que só terminou em Setúbal.

A participação das turmas do P.I.E.F. da Moita contou com a preciosa colaboração da Escola Básica de 2º e 3º Ciclos, de D. Pedro II - Moita, da Câmara Municipal da Moita, da Junta de Freguesia da Moita (ambas com cedência de transportes), do Motoclube do Montijo, que disponibilizou quatro motards para acompanhar a caravana, e do maratonista Luís Feiteira, que percorreu todo o percurso com os alunos, que se iam revezando entre si. Para todos os participantes, e em especial para os jovens, foi um dia memorável, pois deram o seu contributo para uma causa que deve ser de todos.

A iniciativa, dinamizada pelo P.I.E.C. (Programa para a Inclusão e Cidadania) no âmbito do Plano Nacional "2010 - Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social", envolve as turmas do P.I.E.F. de todo o país e seus parceiros e pretende sensibilizar para os problemas da pobreza e da exclusão social, especialmente entre os jovens. A estafeta partiu da Praça do Município, em Lisboa, no dia 13 de Abril e continua a percorrer Portugal, ao longo de 1800 km, até ao dia 21 de Maio, data em que termina na Praça da Figueira, Lisboa, com mais uma grande festa.