23.4.10

Grécia formaliza pedido de ajuda à UE e FMI

in Diário de Notícias

O primeiro-ministro grego, Georges Papandreou, pediu hoje a activação do mecanismo de ajuda financeira gizada pela União Europeia (UE) e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

O pedido de Papandreou foi feito pouco antes da partida do ministro das Finanças, Georges Papaconstantinou, para Washington, nos EUA, onde deverá reunir-se amanhã com o director-geral do FMI, Dominique Strauss-Kahn.

O plano de ajuda da Grécia à zona euro e do FMI prevê empréstimos na ordem dos 45 mil milhões de euros, com uma taxa de juros de 5%. A formalização do pedido de ajuda segue-se à revisão em alta do défice do ano passado: o Eurostat, gabinente de estatística da Comissão Europeia, revelou ontem que o défice grego no ano passado foi de 13,6% e não de 12,9, informação que levou a agência de notação Moody's a baixar o 'rating' da Grécia para A3 e provocou uma forte tensão nos mercados financeiros.

Os responsáveis gregos começaram nesta quarta-feira a discutir, com peritos do FMI, da Comissão Europeia e do Banco Central Europeu os detalhes relativos à activação do mecanismo de ajuda a países que atravessem crises financeiras sem precedentes.

Papandreou havia dado vários sinais nos últimos dias indiciando que se preparava para pedir ajuda à UE e FMI. “Se o interesse do país impuser a utilização do mecanismo de ajuda, nós fá-lo-emos sem hesitação”, disse na segunda-feira o primeiro-ministro grego.

Ontem, os juros da dívida a dois anos superaram os 11%, próximo do nível do Paquistão, com 12,2%. Depois do anúncio do primeiro-ministro grego, os juros dos títulos de dívida com maturidade a dois anos desceram 82 pontos base para 9,48%, enquanto o euro quebrou uma série de seis dias de quedas e passou a subir 0,1%, para 1,3309 dólares.