29.4.10

Seminário sobre combate à pobreza em Vila Real de Santo António

in Região Sul

O Centro Europe Direct do Algarve vai organizar, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, um seminário subordinado ao tema do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social.

A iniciativa, a realizar no âmbito das comemorações do Dia da Europa, está marcada para 7 de Maio, a partir das 17:00 horas na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, na cidade vila-realense.

A chefe da representação em Portugal da Comissão Europeia, Margarida Marques, abordará «A Pobreza na Estratégia da União Europeia», seguindo-se a prelecção da vice-presidente do Conselho Directivo do Instituto de Segurança Social, Luísa Guimarães, sobre «O Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social: um desafio para a mobilização de todos».

A vereadora da autarquia vila-realense, Sílvia Madeira, vai falar sobre a «Política Social da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António», enquanto o docente e responsável do Banco Alimentar do Algarve, Adriano Pimpão, abordará o tema «Desperdício, Pobreza e Europa 2000». Seguir-se-á o debate e o encerramento.

Ainda no dia 7 de Maio, durante a manhã serão dinamizadas diversas actividades com os alunos do pré-escolar, nomeadamente a construção da bandeira da União Europeia em grande dimensão, utilizando materiais recicláveis, pinturas faciais, pinturas num mural, música e animação de rua, iniciativas que decorrerão na Praça Marquês de Pombal.