27.4.10

Rede Social propõe «Desafio para Vouzela»

in Viseu Mais

No âmbito do Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social, o Programa Rede Social lançou um desafio a todas as entidades do concelho, públicas ou privadas, com o objectivo de incentivar os actores locais a desenvolver um conjunto de acções que contribuam para a mudança de situações de exclusão e marginalização social das populações a que se dirigem.

O Guia de Mobilização Contra a Pobreza e Exclusão Social “Desafio para Vouzela”, recentemente enviado às entidades do concelho, dirige um apelo a todas as entidades locais para agirem, individualmente ou em parceria,contra a pobreza e exclusão social.

As acções a desenvolver pela comunidade devem ter como destinatários os idosos, crianças e jovens em risco, pessoas com deficiência, desempregados e famílias em situação de pobreza e exclusão social.

“Os dados mais recentes mostram que 18% da população portuguesa vive em situação de pobreza. São 1,8 milhões de pessoas que não têm rendimentos suficientes para uma vida sem privações”, refere a Vereadora da Câmara Municipal de Vouzela com o pelouro da Acção Social, Eugénia Liz. “São números que merecem uma reflexão profunda por parte da sociedade, mas mais do que isso, é necessário que todas as entidades locais unam esforços no sentido de promoverem iniciativas que atenuem significativamente esta realidade”, destaca Eugénia Liz.

“Com este projecto pretendemos envolver toda a comunidade, convidando-a a dar o seu contributo na construção de um concelho mais humano, mais justo e mais solidário”, conclui.

A apresentação de pré-candidaturas decorre até ao dia 31 de Maio, sendo que o desenvolvimento das acções vai realizar-se durante o ano de 2010. A iniciativa termina em Janeiro de 2011 com a Mostra Global de Projectos Sociais e com a atribuição de prémios de mérito “Vouzela + Social”.