29.4.10

IPJ lança projecto «Associativismo Jovem para a Inclusão Social»

in Região Sul

O Instituto Português da Juventude (IPJ) vai lançar, por ocasião das comemorações do Dia do Associativismo, que se assinala sexta-feira, 30, um projecto denominado «Associativismo Jovem para a Inclusão Social».

Este projecto “procura responder à necessidade de incrementar a luta contra a pobreza e a exclusão social”, refere o instituto em comunicado. Os objectivos passam por “potenciar e valorizar as capacidades de intervenção, mobilização, participação cívica e recursos disponíveis” do associativismo jovem.

Em simultâneo, trata-se de “um incentivo à criação de uma rede associativa para a inclusão”, procurando “consolidar as sinergias locais” entre as associações juvenis e as demais instituições que, em cada região, “mobilizam esforços de desenvolvimento e dinamização das comunidades”.

O projecto terá duas fases: a primeira corresponde à campanha de recolha de bens pelas associações juvenis, culminando com a celebração do Dia do Associativismo, com a entrega dos bens às instituições referenciadas de combate à pobreza e exclusão social.

O dia arranca às 10:00, na sede regional do IPJ, com a abertura da exposição de fotografia «Ser Voluntário», de Telma Veríssima.

A sessão comemorativa do Dia do Associativismo está marcada para as 14:30 horas, incluindo uma conversa informal sobre a luta contra a pobreza e a apresentação de um trabalho realizado no âmbito do programa Euroescola por alunos da Escola Básica e Secundária de Albufeira. A animação musical será da Rockestra.

Às 21:30, em Olhão, decorre a apresentação de um documentário realizado por jovens de bairros sociais de todo o país.

A segunda fase do projecto visa “a consolidação da ligação” entre o associativismo jovem e as instituições atrás referidas, para a constituição da Rede Associativa para a Inclusão.
EP / RS