26.4.10

Economia portuguesa recupera

in Diário de Notícias

Principais indicadores do Banco de Portugal voltam a melhorar em Março, afastando cenário de recessão.


A actividade económica e o consumo privado subiram pelo décimo primeiro mês consecutivo em Março, acompanhados por uma melhoria no sentimento económico, que foi, no entanto, contrariada pela queda da confiança dos consumidores, segundo os números mais recentes do Banco de Portugal.

De acordo com os indicadores de conjuntura ontem divulgados pelo banco central, o indicador coincidente mensal, que mede a actividade económica, subiu no mês passado para 0,4%, depois dos 0,3% e 0,1% registados em Fevereiro e Janeiro, respectivamente. Desde Abril do ano passado, quando se registou uma quebra homóloga de 3,1%, que este indicador tem vindo a apresentar sucessivos aumentos.

Também o indicador que mede o consumo privado tem estado a subir há 11 meses, atingindo em Março 3,1% e encontrando-se já positivo desde Setembro do ano passado.

Já o sentimento económico, depois de uma queda de Janeiro para Fevereiro, voltou igualmente a melhorar, atingindo no mês passado 95,2 %, quando em Março de 2009 estava nos 73%.

A contrariar esta tendência esteve a confiança dos consumidores, já com dois meses consecutivos de quedas e ainda em números muito negativos, apesar da forte melhoria registada desde há um ano. Em Março, este indicador situou-se em -35%, depois dos -33% verificados em Fevereiro e dos -29% de Janeiro.