9.4.15

Mais de 4 mil empresas de restauração fecharam em 2014

por Virgínia Alves, in Dinheiro Vivo

DSó em 2014 encerraram mais de 4.013 empresas de restauração e bebidas, divulgou hoje a AHRESP, Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, reiterando a necessidade da reposição do IVA dos Serviços de Alimentação e Bebidas, nos 13%.

A AHRESP apresenta os dados do setor, segundo os últimos resultados publicados pelo Observatório Racius, que acompanha o ritmo de constituição, dissolução e insolvência de empresas, entre 2010 e 2014. Nesse relatório verifica-se que "o ritmo de insolvências e dissoluções, de empresas de restauração e bebidas, mantém-se insustentável, confirmando-se um brutal aumento de encerramento de empresas".

"Só em 2014 encerraram mais de 4.013 empresas de restauração e bebidas", frisa a Associação. Acrescentando, não ter "dúvidas que o massacre é muito maior que esta catástrofe, já anunciada".

Atendendo a que o setor é composto maioritariamente (63,5%) por empresários em nome individual (ENI), "que simplesmente encerram as portas silenciosamente, não havendo qualquer registo da cessação da sua atividade, a situação ainda mais se agrava", sublinha a AHRESP..

Estes dados, a par da informação do último relatório da Comissão Europeia sobre Portugal, em que 60% das empresas de Restauração e Hotelaria estão em Alto Risco de Falência, e da perda de 26.400 postos de trabalho no 4º trimestre 2014 face ao período homólogo (fonte INE), "confirmam a calamidade que, há 4 anos, está a dilacerar o nosso setor", sublinha.

E alerta que o setor "não aguenta mais", pois em 2015, "as empresas sobreviventes, descapitalizadas, e sem mais boias de salvação, estão por 'um fio', aumentando as situações de incumprimentos".

Nesse sentido voltam a reclamar a reposição do IVA, dizendo que querem "recuperar, urgentemente, e criar postos de trabalho e manter a qualidade dos serviços".