in Agência Ecclesia
A Semana Nacional da Cáritas decorre de 4 a 11 de Março e terá, este ano, a sua temática em torno do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para todos - "Pela Dignidade, Igual Oportunidade".
Braga será a diocese que vai acolher a abertura desta semana, marcando o seu início com uma eucaristia na Igreja dos Congregados. O final da semana decorre mais a Sul, no dia 11 de Março, em Silves.
Durante estes dias, as várias Cáritas diocesanas irão a realizar iniciativas: simpósios, assembleias de esclarecimento, recolha benévola de sangue e o peditório público que irá decorrer de 8 a 10 de Março.
A Cáritas é "uma instância oficial da Igreja para a promoção da sua acção social" (Conferência Episcopal Portuguesa, 1997, Instrução Pastoral). A Cáritas Portuguesa é a federação nacional das 20 Cáritas Diocesanas distribuídas pelo território continental e regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
Em conjunto, regem-se pela Doutrina Social da Igreja e orientam a sua acção de acordo com os imperativos da solidariedade, dando resposta às situações mais graves de pobreza, exclusão social e situações de emergência em resultado de catástrofes naturais ou calamidade pública.
A Cáritas tem como objectivos a assistência em situações de emergência ou dependência, a promoção da autonomia e do desenvolvimento integral de cada ser humano e a transformação nos domínios sociais e ambientais de acordo com os valores da ética cristã. Intervém na implementação de programas de apoio materno-infantil, infantojuvenil, terceira idade, mulheres vítimas de violência doméstica bem como na luta contra a exclusão social, em especial no apoio às minorias étnicas, comunidades de imigrantes e suas famílias, toxicodependentes, seropositivos e alcoólicos.