18.1.08

Marcha contra desemprego

Liliana Costa, in Jornal de Notícias

Marcha percorreu ruas da cidade até à Câmara, onde vereador recebeu uma delegação dos trabalhadores


Cerca de três dezenas de pessoas marcharam, ontem, pelas ruas da cidade em protesto contra o despedimento colectivo de nove trabalhadores da Termas de Vizela. Ao protesto juntaram-se alguns populares, solidários com os trabalhadores e apreensivos quanto ao futuro da estância termal.

A administração da Companhia dos Banhos decidiu, no mês passado, proceder ao despedimento colectivo, com efeitos a 8 de Fevereiro, de nove dos 58 funcionários, tendo entretanto dois rescindido. A administração, liderada por Carlos Coutinho, alega com uma reestruturação para implementar projectos de investimento, que se desconhecem.

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria (STIHTRSN) contesta a decisão e exige que a Companhia dos Banhos invista na melhoria do complexo termal e não encerre o balneário nos meses de Inverno. Francisco Figueiredo, presidente do sindicato, teme que a intenção da administração passe por encerrar, em definitivo, o complexo termal. Por isso, o protesto que ontem promoveram terminou à porta da Câmara, onde uma delegação de trabalhadores foi recebida pelo vereador Dinis Costa, a quem pediram que interceda junto da administração para que recue na decisão tomada.

Os funcionários que estão sujeitos ao despedimento colectivo não compreendem a decisão, na medida em que são "pessoas qualificadas, com 15 acções de formação profissional patrocinadas pela empresa ao longo de 18 anos de trabalho", lamentou Maria Monteiro. O sindicato vai pedir uma nova reunião à administração da empresa e "se for necessário tentaremos impugnar judicialmente a decisão", disse Francisco Figueiredo.