25.1.08

Portugueses preocupados com pobreza e fome no mundo

in Açoreano Oriental

A eliminação da pobreza extrema e da fome no mundo foi eleita pelos portugueses como a que deveria ser a maior preocupação dos líderes mundiais, segundo uma sondagem internacional efectuada pelo instituto Gallup.

Na sondagem, efectuada pela Gallup para o Fórum Económico Mundial (WEF), um quarto dos portugueses elegeram a eliminação da pobreza como principal prioridade, seguindo-se com 11 por cento a diminuição das diferenças entre países ricos e pobres e a redução das guerras e conflitos, enquanto a guerra ao terrorismo foi citada por 9 por cento.

A protecção do ambiente foi apontada por 8 por cento dos portugueses inquiridos, tanto os que consideram que a prioridade dos líderes mundiais deve ser dada ao desenvolvimento económico.

Os europeus ocidentais pensam igualmente que a principal prioridade dos líderes políticos mundiais deveria ser a eliminação da pobreza extrema e a fome no mundo (17 por cento), seguindo-se a redução das guerras e conflitos (13 por cento) e a diminuição do fosso entre países ricos e pobres e a protecção do ambiente, ambos com 12 por cento.

A nível mundial, a prioridade é comum aos portugueses e restantes europeus ocidentais, sendo a opção pelo combate à pobreza e à fome escolhida por 14 por cento, seguindo-se a redução das guerras e o crescimento económico (ambas com 13 por cento) e o combate ao terrorismo (12 por cento).

A redução do fosso entre países ricos e pobres e a guerra ao terrorismo, com 14 por cento, foram as prioridades escolhidas na Europa Central e de Leste, 27 por cento dos latino americanos elegeram o combate à pobreza e fome no mundo e 17 por cento dos africanos indicaram a redução do fosso entre países ricos e pobres.

Para 19 por cento dos norte-americanos (20 por cento nos Estados Unidos) a prioridade deveria ser o restabelecimento da confiança e honestidade dos governos, empresas e instituições, a guerra ao terrorismo foi eleita por 29 por cento dos inquiridos no Médio Oriente, enquanto 19 por cento dos asiáticos põem o foco na protecção do ambiente.

A sondagem da Gallup Internacional, que em Portugal (500 entrevistas) esteve a cargo da TNS euroteste, foi realizada em 60 países onde foram inquiridas quase 60 mil pessoas.

Lusa / AO online