22.1.08

Mundo com mais velhos dentro de duas décadas

Eduarda Ferreira, in Jornal de Notícias

O pior para a Europa ocorrerá até 2030, em que o envelhecimento pesará nos sectores de saúde e reformas


Apercentagem de idosos vai aumentar drasticamente até 2030 e será nas duas próximas décadas que os governos terão de enfrentar os maiores desafios no plano das garantias da saúde e das pensões. Um novo estudo sobre as tendências da demografia mundial acaba de ser divulgado e refere que as diferentes regiões do planeta vão sentir os problemas do envelhecimento em épocas distintas. No final do século, asseguram os investigadores, tudo será menos problemático.

Os próximos 20 anos verão aumentar a população idosa de forma acentuada, diz um estudo publicado na revista "Nature" e que foi feito por investigadores da Universidade de Nova Iorque e pelo Instituto de Análise de Sistemas Aplicados de Viena de Áustria. Mas o fenómeno já começou em países como o Japão. A próxima vaga atingirá a Europa (incluindo os novos países saídos da URSS), Estados Unidos e depois a China. O primeiro conjunto conta com faixas substanciais de população nascida no pós-guerra e que agora entra na terceira idade.

Presentemente, cerca de 10% da população mundial têm mais de 60 anos; a pouco e pouco, esta faixa etária corresponderá a 13% e, em 2030, já abrangerá 17%. Em 2100, estes seniores serão 32%. Nesse fim de século, a Europa ocidental terá nada menos do que 46% dos seus cidadãos com mais de 60 anos, o que mais que duplica os 20% de hoje em dia.

Apesar deste cenário, Warren Sanderson, um dos autores do estudo, não considera a situação catastrófica. Da sua análise, ele retira que o maior desafio para os países desenvolvidos vai ocorrer até 2030. Para os restantes, os problemas chegarão por volta de 2050. Depois destes marcos, as crises dos custos com a saúde e segurança social serão mais fáceis de dominar. É convicção dos autores do estudo que, apesar da elevada proporção de pessoas idosas, grande parte dos sexagenários do final do século será bastante saudável. Os que tiverem 65 anos no virar para o século XX II terão uma esperança de vida superior aos 90 anos.

O estudo teve em conta variáveis nas diversas regiões do mundo para determinar o verdadeiro pico do envelhecimento e a rapidez com que este pode ocorrer. O sul da Ásia começará a envelhecer a partir de 2035 e a África sub-sariana a partir de meados do século.