12.1.08

Carlos Lage garante independência da CCDR

CSL, in Jornal de Notícias

"Não existirá partidarização nesta casa". A garantia é dada por Carlos Lage. Em declarações ao JN, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDRN) sublinha que haverá autonomia e independência na análise das candidaturas aos 259 milhões de euros comunitários.

"A CCDRN só defende o interesse da região. O perigo de partidarização é zero", assegura o responsável, considerando que a comissão está a fazer um trabalho exemplar relativamente à repartição dos milhões do Programa Operacional pelas potenciais candidaturas. "Os agrupamentos dos municípios estão a fazer um inventário do conjunto das carências no Primeiro Ciclo do Ensino Básico e no Pré-Escolar. Essa hierarquização será feita por NUTS e haverá um diálogo que conduzirá a solução óptimas".

Carlos Lage reitera que serão avaliadas as candidaturas conjuntas e não individualizadas, "se não todo o nosso trabalho era estéril. Se estamos a fazer uma avaliação é para chegar a resultados óptimos conjuntos", acrescenta o presidente da CCDRN.

Perante os dados recolhidos, Carlos Lage adianta que os 258 milhões poderão não ser suficientes para acabar, definitivamente, com os horários duplos e com os préfabricados nas primárias e jardins-de-infância (que é a prioridade para o Governo socialista). "Pode não ser suficiente, porque existem ainda grandes carências nestes dois graus de ensino. Mas o Estado português não viverá para sempre com orçamentos restritivos e poderá, no futuro, cooperar na construção de novos estabelecimentos", conclui.