29.1.08

Davos: 38ª edição termina com apelo para combate à pobreza

in Diário Digital

A 38ª edição do Fórum Económico Mundial que terminou este domingo em Davos, na Suíça, lançou um apelo à «liderança colaborativa», com vários líderes e instituições a renovarem as respectivas contribuições na luta contra a pobreza.

A par da intervenção do antigo primeiro-ministro britânico Tony Blair, também co-presidente desta edição anual do Fórum, na qual foi salientada a convicção de que o futuro obriga a «valores comuns» e à inevitável ideia de um esforço em conjunto, várias entidades presentes no encontro renovaram o compromisso e respectivas contribuições na luta contra a pobreza no mundo.

Uma declaração conjunta de várias personalidades (Bill Gates, Bono, Ban Ki-Moon, Rania Al Abdullah da Jordânia e Charles Schwab, entre outros) deixou o apelo para que 2008 constitua um «ano de viragem na luta contra a pobreza» e na concretização dos chamados Objectivos do Millennium (ONU).

De acordo com um dos press-releases divulgados no final do encontro de Davos, o primeiro-ministro japonês Yasuo Fukuda anunciou um plano de cinco anos municiado com 10.000 milhões de dólares que será canalizado para o conter o aquecimento global nos países em Desenvolvimento.

Esta iniciativa, a par da criação de um fundo multilateral (participado pelos EUA e pelo Reino Unido) antecipa as prioridades da agenda da cimeira do G-8 este ano, marcada para Hokkaido (Japão).

Ainda, em prol do combate à pobreza, a Fundação Bill e Melinda Gates anunciou um pacote de 306 milhões de dólares em donativos para desenvolvimento agrícola com o objectivo de aumentar o rendimento de milhões de agricultores e respectivas famílias em África.