7.1.08

Combater a pobreza e a exclusão na Europa

Lucília Oliveira, in Fátima Missionária

2010 será o Ano europeu do combate à pobreza e à exclusão social

O objectivo é reiterar o empenho da União Europeia (UE) na luta contra a pobreza. São 17 milhões de euros, o valor que vai ser aplicado em iniciativas desta campanha.

"O combate à pobreza e à exclusão social é um dos objetivos centrais da UE" _ disse o comissário europeu para os Assuntos Sociais, citado pela agência AF. Vladimír Špidla defende que o modo como a União Europeia tem abordado essas questões "tem-se revelado um importante instrumento para guiar e apoiar a ação dos Estados-membros".

16 por cento dos 78 milhões de pessoas que vivem no espaço da UE vivem em condições de pobreza ou no limiar da mesma. No Ano europeu do combate à pobreza e à exclusão social há 4 objectivos específicos para atingir este propósito. São eles: reconhecer o direito das pessoas em situação de pobreza e exclusão social a viverem com dignidade e a participarem activamente na sociedade; reforçar a adesão do público às políticas e acções de inclusão social, sublinhando a responsabilidade de cada um, na resolução do problema da pobreza e da marginalização; assegurar maior coesão da sociedade, para assegurar que todos beneficiam com a erradicação da pobreza; e mobilizar todas as partes envolvidas, uma vez que, para haver progressos tangíveis, é necessário um esforço continuado, em todos os níveis de governo.

A edição de 2010 do Ano Europeu coincide com a celebração do décimo aniversário do lançamento e aplicação da estratégia de crescimento e emprego na UE.