in Lusa
A Federação Europeia dos Bancos Alimentares advertiu que o Programa Europeu de Ajuda Alimentar aos mais Necessitados está "em perigo" nos próximos anos devido ao "bloqueio" de sete Estados-membros da União Europeia (UE).
Em comunicado divulgado esta semana, a Federação lembra que o novo projecto de regulamentação do Programa para os anos 2010-2013 foi apresentado por Bruxelas ao Conselho de Ministros da Agricultura dos 27, em Novembro de 2008.
Contudo, a Federação lamenta que o projecto tenha sido "suspendido" devido à posição de sete Estados-membros (que não especifíca), que alegadamente formaram "uma minoria de bloqueio contra a manutenção do Programa para os anos 2010-2013".
Lembrando dados da Eurostat - que referem que na UE-27 existem 80 milhões de pessoas (16 por cento da população) a viverem abaixo do limiar da pobreza e que esta situação poderá vir a ser agravada pela actual crise económica mundial, a Federação exige que o "projecto de regulamentação seja votado massivamente pelo PE em Março e adoptado pelo Conselho de Ministros da Agricultura".
Na nota, os 230 banco alimentares de 17 países europeus que compõem a estrutura, sublinham que desde a sua criação, há 22 anos, o Programa Europeu de Ajuda Alimentar aos mais Necessitados permitiu fornecer produtos alimentares a organizações de caridade que, por sua vez, distribuem os produtos aos mais necessitados.
Lembram também que, em 2006, os eurodeputados adaptaram uma "declaração escrita" que sublinhava a importância da ajuda alimentar como "instrumento eficaz na luta conta a fome e a pobreza" e que, no ano passado, a Comissão Europeia instou os 27 para que assegurassem ajuda humanitária "num total de 9000 milhões de euros para 2009".
Segundo números da Federação, foram distribuídos 289 mil toneladas de produtos alimentares a 26 mil associações caritativas em 2007, das quais metades pertence ao Programa Europeu de Ajuda Alimentar aos mais Necessitados.
Estes produtos representam um valor de 610 milhões de euros e chegaram a 4, 3 milhões de beneficiários.
SK.
Lusa/Fim


