12.2.09

Aposta na prevenção da violência doméstica nas escolas

H.T.S., in Jornal de Notícias

A Escola Secundária Inês de Castro, em Gaia, é o primeiro estabelecimento de ensino do país a beneficiar de um projecto inovador que visa prevenir os crimes de violência doméstica.

Na sequência do aumento deste tipo de violência - só no primeiro semestre de 2008 registaram-se quase oito mil crimes - a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) decidiu investir na formação. Decalcou o projecto canadiano "The Fourth R" para a prevenção integrada em contexto escolar e implementou-o no início deste ano lectivo, a Norte, numa das escolas que o Ministério da Educação diagnosticou como sendo "território educativo de intervenção prioritária". O feed-back "está a ser muito positivo", afirmou ao JN, Rosa Saavedra, gestora do projecto.

O APAV 4D debruça-se sobre quatro dimensões: relacionamentos positivos, crescimento e sexualidade saudáveis, consumo e abuso de substâncias e igualdade de género. Ocupa-se de alunos entre os 13 e os 16 anos, cinco turmas a frequentar o 9º ano, num universo de cerca de 1500 alunos.

"A ideia é criar uma lógica de prevenção efectiva através da aprendizagem de competências fundamentais para os relacionamentos. Já não estamos apenas no plano da sensibilização, mas da resolução de conflitos", esclarece. "Trata-se uma disciplina integrada na área de projecto, 90 minutos por semana, que funciona tal e qual como a Matemática ou a História", afirma a investigadora

"Findo o período de financiamento (dois anos), o projecto é absolutamente sustentável. Deve ser transportado para outras escolas menos urbanas".