10.2.09

Belmiro de Azevedo com Ferreira Leite

Humberto Costa, in Expresso

O patrão da Sonae será orador num dos sete debates que a líder do PSD vai promover, subordinados aos temas PME, Saúde, Desemprego, Justiça e Segurança, Desigualdades, Educação e Pobreza.

Em mais um discurso crítico à política do Governo, a líder do PSD anunciou hoje, em conferência de imprensa, a iniciativa do partido de avançar para um conjunto de debates, entre Fevereiro e Maio, designados Fórum Portugal de Verdade.

Aberto "a todos os protagonistas, à diversidade do pensamento, à opinião livre e a soluções inovadores", refere aManuela Ferreira Leite que este fórum tem como propósito apresentar "alternativas de diagnóstico, de políticas, de soluções e de protagonistas".

O primeiro debate realiza-se em Braga já a 26 de Fevereiro e terá como tema "Pequenas e Médias Empresas no centro da política económica". Esta sessão terá como moderador o professor universitário Vítor Bento, sendo oradores os empresários Alberto Figueiredo, Armindo Monteiro, António Saraiva e Ana Paula Rafael.

O segundo debate ocorrerá a 5 de Março e versará a Saúde. Será moderado pelo professor universitário Massano Cardoso e terá como oradores Manuel Caldas de Almeida (Provedor da Santa Casa de Misericórdia) e o professor universitário Manuel Antunes.

Marcada está já também a terceira sessão deste debate de ideias, subordinado ao tema "Desemprego: o combate social prioritário". Este evento será moderado por Valente de Oliveira e terá a presença de Belmiro de Azevedo e do padre Lino Maia (presidente da União das IPSS).

No discurso de apresentação desta iniciativa, Ferreira Leite faz um diagnóstico crítico do país, salientando "o fosso entre ricos e pobres", a assimetria entre o litoral e o interior, a ausência de "condições de trabalho, (...) um aparelho de Estado que absorve metade da riqueza criada, (...) o aumento da criminalidade organizada, (...) a diferença no acesso aos cuidados de saúde", a morosidade da justiça e o condicionamento "da liberdade".

A líder do PSD justifica este fórum com a necessidade de "aprofundar alternativas a apresentar aos portugueses".

A coordenação dos debates estará a cargo de Paulo Cutileiro Correia, ex-vereador de Rui Rio na autarquia do Porto.