12.2.09

Europa vai preparar novo plano de emprego

Alexandra Carreira, Bruxelas, in Diário de Notícias

Resposta à crise. Bruxelas quer acção conjunta contra o desemprego


A presidência checa da União Europeia (UE) vai convocar os líderes dos 27 a Praga, em Maio, para uma cimeira extraordinária cujo único ponto na ordem de trabalhos será o emprego. O anúncio foi feito ontem, em Bruxelas, na sequência da reunião de trabalho entre Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia (CE), e Mirek Topolanek, o primeiro-ministro checo - que preside até Junho ao Conselho da UE - e depois da confirmação de uma cimeira informal sobre a crise financeira em Bruxelas a 1 de Março.

Durão Barroso enfatizou a importância de uma cimeira de alto nível dedicada exclusivamente às questões sociais para chegar a "um novo plano de emprego na UE". O presidente do executivo explicou que a Europa tem assistido a "desenvolvimentos preocupantes" no campo do emprego, em consequência da crise financeira internacional.

"O desemprego está a subir na Europa", afirmou Durão Barroso, acrescentando que é necessária uma perspectiva europeia para o problema, de forma a "complementar a acção interna" nos Estados membros. No entanto, não foi revelado quais as medidas que poderão ser debatidas na cimeira de Maio. Nem Bruxelas nem Praga conseguem ainda dizer o que formalmente estará entre os pontos da agenda da reunião de Praga.