3.2.09

Gasolina subiu mais em Portugal

João Paulo Madeira, in Jornal de Notícias

A Associação Portuguesa das Empresas Petrolíferas garante que as oscilações dos preços dos combustíveis, em 2008, estiveram em linha com outros países europeus. Na gasolina, contudo, o país está no grupo dos mais careiros: durante o ano, houve 15 países europeus em que a subida do preço daquele combustível foi menos acentuada do que em Portugal.

Os dados constam de um boletim divulgado, ontem, pela Apetro. A associação mediu a evolução dos preços médios dos combustíveis ao longo do ano e concluiu que, embora o aumento tenha sido "muito penalizante" para os consumidores, "o mesmo sucedeu em toda a Europa". No gasóleo, Portugal registou um aumento médio de 28,7%, em 2008, o que coloca o país a meio da tabela. Em 12 países da União Europeia a 25, os preços aumentaram mais do que em Portugal; noutros 12, aumentaram menos. Na gasolina, os preços aumentaram 11,6%, o que coloca o país no grupo dos que mais encareceram aquele produto petrolífero. Em 15 países, os aumentos foram inferiores ao de Portugal; noutros nove, foram superiores.

A Apetro considera que os preços, embora "reflectindo as especificidades que condicionam cada mercado", revelam "percentagens de aumento alinhadas com as variações ocorridas nestas cotações internacionais". A associação recorda que, no ano passado, os preços do crude e dos produtos refinados "atingiram uma votalidade nunca antes verificada". As oscilações alimentaram, segundo a Apetro, "um turbilhão de opiniões e análises muitas vezes especulativas".