3.2.09

Projecto combate exclusão social

Luís Garcia, in Jornal de Notícias

O Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) de Camarate, em Loures, já está a ser aplicado no terreno, através do projecto "Consolidar". Financiado pelo Instituto da Segurança Social e aplicado por instituições locais, o plano, cujos acordos de parceria foram assinados esta segunda-feira, visa combater a pobreza e a exclusão social.

O projecto, coordenado pela Cooperativa Sócio Educativa para o Desenvolvimento Comunitário (CSEPDC), assenta em quatro eixos: fomento do emprego, formação e qualificação; intervenção familiar e parental; capacitação da comunidade e das instituições e informação e acessibilidades.

Apesar de terem como área de intervenção toda a freguesia, que conta com cerca de 20 mil habitantes dispersos por 16 bairros, as actividades do CLDS concentram-se em quatro núcleos especialmente problemáticos: Bairro de Santo António, Quinta das Mós, Fetais e Bairro Car.

A coordenadora do projecto, Lurdes Gonçalves, diz-se surpreendida com a dimensão dos problemas encontrados no terreno, que vão desde o desemprego - 35,6% dos habitantes de Camarate com 15 ou mais anos de idade não exerce qualquer actividade económica - a casos de pobreza extrema, violência doméstica e toxicodependência.

No projecto "Consolidar", que vai contar, ao longo de três anos, com um financiamento no valor de 600 mil euros por parte do Instituto de Segurança Social, está envolvida uma extensa rede de parceiros, incluindo entidades públicas, forças de segurança e instituições privadas de solidariedade social.