4.2.09

Reino Unido deverá enfrentar pior recessão dos últimos 60 anos

in Jornal de Notícias

A economia do Reino Unido deverá enfrentar em 2009 a sua pior recessão dos últimos 60 anos, devido a uma queda no consumo e no investimento, advertiu o Instituto Nacional para a Investigação Económica e Social.

De acordo com o instituto privado, que publica mensalmente as estimativas do produto interno bruto (PIB) britânico, a economia do Reino Unido deverá contrair 2,7 por cento em 2009, após uma queda no crescimento de 0,7 por cento em 2008.

O declínio da actividade económica deverá chegar através de uma queda de 3,8 por cento no consumo e de 8,8 por cento no investimento das empresas.

O Instituto Nacional para a Investigação Económica e Social (NIESR, sigla em inglês) afirma ainda que o declínio do PIB deverá atingir os 2,5 por cento devido ao plano de revitalização proposto pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, não integrando nas suas estimativas o plano que ainda não foi aprovado no Congresso norte-americano.

Segundo o Instituto, a contracção da economia britânica, iniciada em Maio de 2008, deverá continuar até ao terceiro trimestre deste ano e será seguida de uma retoma muito gradual, com um crescimento de 0,6 por cento em 2010 (ou de 0,7 por cento se for considerado o plano de estimulo de Barack Obama).

As previsões deste Instituto vêm na linha das estimativas de outros economistas, como o concorrente Centro para a Investigação Económica e de Negócios (CEBR, sigla em inglês), que prevê uma queda de 2,9 por cento, e as do Fundo Monetário Internacional (FMI) que prevêem uma contracção de 2,8 por cento.

No entanto, as estimativas contrastam claramente com as do Governo britânico, realizadas no Outono, que prevêem uma contracção do PIB entre 0,75 e 1,25 por cento em 2009.

As previsões do Governo não podem ser revistas antes da apresentação de um novo orçamento, que poderá ser apresentado após a cimeira do G20, agendada para 02 de Abril em Londres.

O NIESR é um instituto privado apoiado financeiramente pelo Governo do Reino Unido e foi fundado em 1938. Este instituto publica mensalmente as estimativas do Produto Interno Bruto (PIB) britânico e outras previsões macroeconómicas sobre a economia britânica.

NM.

Lusa/fim