por P.V., in Diário de Notícias
Os chefes de Estado e de Governo reúnem-se hoje numa cimeira informal extraordinária, destinada a debater soluções a curto e a longo prazo para a recuperação e crescimento da economia da União Europeia.
A reunião de alto nível foi convocada pelo novo presidente do Conselho Europeu, o belga Herman van Rompuy, que deu instruções para que ministros e assessores dos líderes europeus ficassem de fora da biblioteca centenária, em Bruxelas, que servirá de cenário ao encontro.
Rompuy defenderá num documento informal de trabalho um governo económico para que os 27 se vigiem mutuamente e estabeleçam linhas comuns para evitar distorções de competitividade como as que existem agora.
Este tipo de governo europeu não existe hoje em dia, e o plano de ajuda em discussão para a Grécia assenta num princípio de boa--fé. Isto significa que os países que ajudarem os gregos acreditam nos governantes que dizem que tudo vão fazer para equilibrar a situação económica, mas não têm meios legais para os obrigar a tomar certas medidas.