in Rostos online
«Pobreza e Exclusão Social»
“Pobreza e Exclusão Social” foi o desafio proposto para o tema da 7.ª Meia Maratona Fotográfica, prova que decorreu este sábado, durante 12 horas, em Setúbal, e que este ano contou com 43 participantes.
Às 09h30 já eram muitos os participantes reunidos no Gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Setúbal para a prova que só teria início às 10h00.
A expectativa sobre o tema era sentimento dominante entre os concorrentes enquanto se ultimavam as burocracias típicas das inscrições e os participantes aproveitavam para conviver. Muitas das caras presentes já contavam com várias prestações nas edições da prova, capaz de atrair fotógrafos amadores de vários pontos do País, como Jorge Santos, de Coimbra.
“A amizade dos amigos faz-me voltar a Setúbal, sendo que tudo está ligado: o convívio, o prazer da fotografia e o gosto em fotografar a cidade”, salientou o conimbricense ao explicar os quilómetros percorridos só para poder participar no concurso.
“Setúbal, pela multiculturalidade, a natureza e as paisagens, é muito fotogénica”, sublinhou o fotógrafo amador de Coimbra, acrescentando que a prova setubalense “tem temas muito mais exigentes do que noutros concursos do género, tornando-se mais desafiante”.
Dadas as explicações das regras da Meia Maratona, esclarecidas as dúvidas e distribuídos os mapas com os postos de controlo pelos participantes, chegou a altura de começar a aproveitar o dia soalheiro e bater as ruas e estradas do Concelho à procura das melhores fotos.
Os métodos e técnicas de participação variam de concorrente para concorrente. Ora a título individual, ora em grupo, a deslocação foi feita a pé, de carro e até com outros meios, como foi o caso de Rui Narciso, que viajou de comboio da Amadora até Setúbal para concorrer de bicicleta nas 12 horas de duração da prova.
Suficientemente equipado para fazer até o mais exigente todo-o-terreno na bicicleta, Rui Narciso, 40 anos, é um dos muitos reincidentes na prova organizada pela Câmara Municipal, no âmbito do programa do Mês da Juventude, m@rço.28, sendo que considera que Setúbal “tem muitos motivos para ser fotografada”.
Comparativamente mais inexperientes em relação ao representante da Amadora, os jovens namorados Pedro Freitas e Mariana Dias cedo decidiram apostar no Mercado do Livramento para o primeiro ponto de paragem.
Setubalenses, ele com 20 anos, ela com 17, partilham, entre outras, paixão avassaladora pela fotografia. “Não nos cansamos de fotografar a cidade”, confessou Mariana.
Pedro, sobre a eventualidade de as imagens captadas poderem ser demasiado semelhantes com as de Mariana no final da prova, estava tranquilo, pois “participar em conjunto faz com que fique mais fácil gerir o tempo e as deslocações”, sendo que “cada fotógrafo tem sempre uma visão muito própria de determinada paisagem”.
Até às 22h00 de sábado, a Meia Maratona Fotográfica foi marcando presença um pouco por todo o Concelho, com dezenas de máquinas fotográficas a surgirem subitamente pelas esquinas da cidade ou nas bermas das estradas à procura dos melhores ângulos.
A cerimónia de entrega de prémios está agendada para 22 de Maio, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Setúbal.


