in Público on-line
O subsídio de desemprego deverá ser limitado a 18 meses, com o seu valor reduzido, e as empresas vão descontar menos para a Segurança Social, se o memorando de entendimento entre atroika e o Governo for aplicado.
Por outro lado, o IRS vai agravar-se para a classe média, com diminuição das deduções relativas a despesas com compra de casa, com a saúde e com a educação, e quem tem casa própria vai passar a pagar mais IMI, segundo do Diário Económico de hoje, que teve acesso ao memorando de entendimento entre a troika Comissão-BCE-FMI e o Governo.
O documento prevê para este ano e para 2012 recessões consecutivas de dois por cento, apesar da suavização das metas de redução do défice (objectivo de três por cento adiado para 2013), além da privatização da TAP, REN e EDP já este ano, de acordo com a mesma fonte.
Ficou também estabelecido que, do pacote de 78 mil milhões de euros de assistência financeira, 12 mil milhões destinam-se a ajudar a banca, devendo o BPN ser privatizado até Julho. A CGD deverá vender a privados a sua actividade seguradora e aumentar capital.


