26.5.11

OCDE prevê recessão de 2,1 por cento

in O Primeiro de Janeiro

A economia portuguesa deve contrair 2,1 por cento este ano e 1,5 por cento no próximo, estima a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

A organização, que divulgou ontem as mais recentes previsões macroeconómicas para os países membros, apresenta previsões menos pessimistas que as recentemente divulgadas pela Comissão Europeia, que apontavam para uma queda do PIB na ordem dos 2,2 por cento em 2011 e 1,8 por cento em 2012.

Também nas expetativas para o crescimento da taxa de desemprego a OCDE apresenta uma visão menos pessimista, apontando para uma taxa na ordem dos 11,7 por cento este ano e 12,7 por cento no próximo, quando a Comissão Europeia espera que a taxa atinja uns históricos 13 por cento já este ano.
A OCDE assume ainda que os objetivos do défice estipulados pela «troika» no acordo entre Portugal e Bruxelas e o FMI serão atingidos (défice orçamental de 5,9 por cento este ano e 4,5 por cento no próximo). A instituição espera ainda que a inflação acelere para 3,3 por cento ainda este ano, estabilizando no próximo nos 1,3 por cento.