27.5.11

Promoções, piqueniques e workshops entre as actividades que assinalam o dia dos intolerantes ao glúten

in Público on-line

Descontos e promoções em produtos sem glúten, workshops, degustações e piqueniques são algumas das iniciativas previstas para assinalar hoje o dia nacional do celíaco, estimando-se que a doença celíaca afecte, em Portugal, cerca de 100 mil pessoas.

A Associação Portuguesa de Celíacos (APC) promove uma série de actividades com o objectivo de assinalar o dia que é dedicado a pessoas com esta doença auto-imune que as impossibilita de ingerir alimentos com glúten.

Assim, em várias lojas dietéticas e de produtos naturais, por todo o país, vai ser possível durante o dia adquirir produtos isentos de glúten com descontos ou em promoção e provar alguns destes produtos alimentares. Durante o dia de hoje, os interessados poderão participar também num workshop de panificação em Lisboa ou num almoço sem glúten no Porto.

Simultaneamente, a APC lança um e-book com produtos saudáveis dedicados a celíacos, de uma cadeia de hipermercados. Este livro digital estará disponível no novo portal da – também a ser lançado hoje.

No sábado, a APC Jovem realiza um piquenique sem glúten nos jardins da Gulbenkian, para o qual os participantes devem levar comida e uma manta para partilhar. Em Torres Vedras, o dia também será lembrado numa acção de divulgação sobre a doença, aberta ao público, e através de uma consulta de pediatria a realizar no hospital da região entre as 11h00 e as 14h00. A APC estima que existam em Portugal cerca de 100 mil pessoas com doença celíaca, mas das quais só oito mil estão diagnosticadas.