24.5.11

Festa das Famílias e da Diversidade culmina na Bela Vista

Rogério Matos, in Setúbal em Rede

A terceira festa das famílias e das diversidades culminou no Parque Verde da Bela Vista em Setúbal, onde mais de 38 entidades dedicadas ao voluntariado promoveram as suas iniciativas através de programas dedicados aos mais novos. Carla Guerreiro, vereadora com a pasta dos Recursos Humanos da Câmara Municipal de Setúbal, admite “uma preocupação do município em investir em ações que alertem a comunidade para valores como o voluntariado e a cidadania”.

Ao assumir que a autarquia tem promovido ações na área do voluntariado, como a “Plataforma do Voluntariado”, ou a “Atitude Positiva: Desperta a tua Vocação”, a vereadora classifica esta festa como “uma das muitas oportunidades para aproximar as pessoas e fazer realçar a diferença como a melhor qualidade de cada um”. Maria da Liberdade, representante da Associação Cristã da Mocidade do YMCA, revela “o sucesso das iniciativas”, que, este ano, estiveram integradas no Ano Europeu do Voluntariado.

Maria da Liberdade reconheceu que, ao trazer a Setúbal a volta europeia do voluntariado, pretendeu “reconhecer o voluntário como prática cidadã e sensibilizar as pessoas para o valor e a importância do voluntariado”. Margarida Marques, chefe da representação da comissão europeia em Portugal, enfatiza este ponto, afirmando que a volta do voluntariado, “inicialmente programada para as capitais dos países comunitários, teve em Setúbal um grande sucesso”.



“A solidariedade e a coesão social são dois valores fundamentais que estão subjacentes à ação do voluntariado, mas são também valores fundadores da União Europeia, sendo por isso que o voluntariado deve ser reforçado nas agendas políticas”, afirma. Por seu lado, a presidente do conselho nacional para a promoção do voluntariado, Elsa Chambel, admite a pretensão de “replicar a volta europeia do voluntariado em todos os distritos de Portugal”, de forma a levar esta festa a todas as pessoas e não obrigá-las a deslocarem-se à capital para participar.

A presidente do concelho nacional para a promoção do voluntariado revela ainda a ambição de elevar o número de pessoas que prestam o serviço de voluntariado na sua comunidade. “Em Portugal, cinco em cada dez pessoas são voluntários, mas mesmo assim esse número deve subir, já que o voluntariado é a base da coesão social e do desenvolvimento”, afirma Elsa Chambel.