24.5.11

Crise: «Erradicação da pobreza» deve ser «incluída na agenda de governação»

in Agência Ecclesia

Rede Europeia Anti-Pobreza em Portugal lança desafio a responsáveis políticos, na busca de soluções para combater a desigualdade económica

A Rede Europeia Anti-Pobreza em Portugal defende que os partidos devem aproveitar as próximas eleições para “incluir na agenda de governação” mecanismos de “erradicação” das desigualdades económicas.

Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a organização destaca a necessidade de adotar “reformas estruturais”, nomeadamente a definição de “um rendimento adequado às necessidades fundamentais das famílias, que não seja calculado apenas com base na satisfação das necessidades básicas”, mas que proporcione “acesso à educação, saúde, habitação, justiça e cultura”.

Quanto à participação política por parte dos cidadãos, aqueles responsáveis sustentam que as estruturas responsáveis “devem assegurar que as vozes das pessoas em situação de pobreza ou exclusão social são ouvidas e incluídas”.

“Precisamos de uma sociedade civil mais informada, mais pró-ativa, capaz de agarrar os grandes desafios que se colocam e manifestar-se nas instâncias devidas de forma firme e esclarecida” sublinha a EAPN Portugal.

Ao longo do documento, são apontados vários fatores para explicar a atual conjuntura negativa que domina o país, nomeadamente o aumento da precariedade no mercado de trabalho; o agravamento do desemprego, sobretudo aquele de longa duração; e a desigualdade na distribuição de rendimentos, que em 2008 atingia o nível mais elevado da Europa.

Indicadores que, para a organização, só podem ser contrariados através de “um novo espírito empresarial”, em que a gestão passe a “preocupar-se também com todos aqueles que contribuem para a vida da empresa”, desde trabalhadores, clientes, fornecedores e comunidade”, e não apenas com “os interesses dos detentores de capital”.

No que diz respeito ao papel que espera desempenhar, a EAPN Portugal assume desde já a luta por uma economia mais "solidária" e o “compromisso” de participar na elaboração de uma “Estratégia Nacional de Combate à Pobreza e à Exclusão Social”.

JCP