in Região Sul
As Jornadas Sociais do território acontecem na Biblioteca Municipal de Castro Marim sob a organização do «+Inclusão», Contrato Local de Desenvolvimento Social da Associação Odiana [concelhos de Alcoutim e Castro Marim], começam sexta-feira, 20 de maio, com a realização da segunda edição das Jornadas Sociais do Baixo Guadiana, focalizadas num território envelhecido em que o tema é o idoso e as abordagens diversas a nível local.
Num dos territórios mais deprimidos e envelhecidos da União Europeia os objectivos passam por uma maior articulação de informação entre as instituições e uma mobilização dos agentes locais para a criação de mais e melhores práticas sociais.
O público-alvo deste projecto é a população idosa do território em risco de exclusão social, pelo que, considerando o carácter das actividades que regularmente desenvolvidas do âmbito do «+ Inclusão» as II Jornadas Sociais são subordinadas ao tema «O Idoso: uma abordagem multidisciplinar».
No painel de oradores constam os professores Paulo Machado da Universidade Nova de Lisboa, João Martins, mentor do projecto «Aldeias Lar», Maria Luísa Francisco da Universidade do Algarve, o jornalista e psicólogo Hernâni Carvalho e Maria José Maia do Instituto de Segurança Social, entre outros.
A encerrar o seminário a apresentação do trabalho levado a cabo pelos inúmeros CLDS’s do país. Recorde-se que em 2010 foi a primeira edição da iniciativa sob o tema «Reflectir para Intervir», no Ano Europeu de Combate à Pobreza e Exclusão Social.


