25.5.11

Coeficiente de Gini: Portugal entre os países da UE mais desiguais na distribuição do rendimento

in Observatório das Desigualdades

Apenas a Letónia e a Lituânia apresentam um registo mais negativo do que o português.

Entre os países da União Europeia a Letónia era aquele que, em 2008, registava a distribuição de rendimentos mais desigual, com um coeficiente de Gini de 37%, seguido de perto pela Lituânia com 36%. Em Portugal este indicador atinge o terceiro valor mais alto registado na UE-27, a par da Roménia: 35%.

Enquanto os Novos Estados Membros apresentaram um coeficiente de Gini de 31%, o valor deste indicador para para a EU-27 foi de 30%. Por seu lado, foi na Eslovénia que se verificou o resultado mais favorável neste conjunto de países (CG=23%). Assim, de acordo com este indicador, a Eslovénia era, em 2008, o país mais igualitário na distribuição do rendimento.


A Figura 2 ilustra a evolução do coeficiente de Gini em Portugal e na União Europeia (UE-15 e UE-27). O valor deste indicador manteve-se relativamente estável no período analisado, quer em Portugal, quer na UE -15. Importa, contudo, realçar que em 2006 e 2007 o coeficiente de Gini diminuiu em Portugal face aos anos anteriores, enquanto na EU 15 aumentou ligeiramente.