1.10.14

Famílias portuguesas estão mais poupadas

in RR

Dados do Instituto Nacional de Estatística mostram que a taxa de poupança das famílias corresponde a 10,1% do rendimento disponível.

A taxa de poupança das famílias portuguesas aumentou no segundo trimestre de 2014 e representa, agora, 10,1% do rendimento disponível, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística.

O INE indica ainda que a capacidade de financiamento das famílias também subiu, no mesmo período, para os 5,4% do PIB.

Segundo as Contas Nacionais Trimestrais por Sector Institucional divulgadas esta terça-feira pelo INE, já com o novo Sistema Europeu de Contas (SEC2010), a taxa de poupança das famílias "fixou-se em 10,1% do rendimento disponível, superior aos 9,6% no ano terminado no trimestre anterior, "devido sobretudo ao aumento do rendimento disponível (variação de 1,3%)".

O aumento do rendimento disponível foi determinado pelo aumento das remunerações e pelo saldo positivo dos rendimentos de propriedade, explica o INE.

Por outro lado, a capacidade de financiamento da economia portuguesa aumentou para 1,6% do PIB no segundo trimestre do ano, mais 0,2 pontos percentuais do que no trimestre anterior.