27.3.23

Algarve é região em que o desemprego mais aumentou desde 2019

in SIC

São 93 os concelhos em Portugal onde o desemprego subiu nos últimos quatro anos. Odemira, Azambuja e Bombarral lideram a lista.

Um terço dos concelhos de Portugal Continental ainda não recuperou o emprego perdido desde 2019. O Algarve é a região onde o desemprego mais aumentou. Jovens e maiores de 55 anos são os mais afetados.

São 93 os concelhos em Portugal onde o desemprego subiu nos últimos quatro anos. Em proporção, Odemira é o que regista maior aumento de desempregados, mais 71%. Segue-se Azambuja, com 42%, e Bombarral, com 41%.

Segundo dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional, a nível regional, Faro é o distrito que mais desempregados ganhou nos últimos anos: mais 27%. Pelo contrário, Aveiro é o distrito onde o desemprego mais diminuiu, registando uma descida de 18%.

Os jovens e os maiores de 55 anos são os mais afetados, explica João Cerejeira, professor e investigador na Universidade do Minho.

Os especialistas em mercado de trabalho preveem que o desemprego cresça ligeiramente este ano. A taxa de desemprego no ano passado foi de 6%, menos 0,6% face a 2021 e a mais baixa dos últimos 20 anos.