28.3.23

Maioria dos jovens entre os 20 e os 30 anos recebe menos de mil euros por mês

in SIC

Sabe-se que, por causa dos baixos salários, em 2021 mais de 10 mil jovens entre os 20 e os 30 anos saíram de Portugal para viver no estrangeiro.

Em Portugal, a maioria (60,7%) dos trabalhadores por conta de outrem, entre os 20 e os 30 anos, recebe um salário inferior a mil euros líquidos por mês.

De acordo com o Jornal de Notícias, em 2022, cerca de 440 mil pessoas estavam nesse patamar a trabalhar por conta de outrem. Para estas pessoas, os salários rondaram os 843 euros líquidos mensais.

Em média, os homens ganharam mais dinheiro do que as mulheres. Ainda assim, será uma diferença bem menor daquela que foi registada noutros anos. Além disso, mais de metade destas pessoas tinha um contrato sem termo, o que significa que estavam efetivas nas respetivas empresas.

Sabe-se que, por causa dos baixos salários, há dois anos, mais de 10 mil jovens entre os 20 e os 30 anos saíram de Portugal para viver no estrangeiro.

Interjovem realiza manifestações em Lisboa e no Porto

A Interjovem realiza esta terça-feira uma manifestação de jovens trabalhadores contra os baixos salários e o aumento do custo de vida. Os protestos vão realizar-se em Lisboa e no Porto.

Em comunicado, a organização diz que esta situação adia a emancipação dos jovens e inclina-os para a emigração. Os manifestantes lutam ainda pelo investimento e reforço dos serviços públicos e por uma distribuição da riqueza mais justa.