27.3.23

Alimentos com IVA zero: lista deverá ser conhecida hoje

in SIC

O cabaz de alimentos cujo preço estará isento de IVA vai ser composto por 35 a 40 produtos. Todos os alimentos fazem parte da chamada roda da alimentação saudável.

O acordo para avançar com a isenção do IVA no cabaz de produtos alimentares essenciais está praticamente fechado.

A SIC sabe que o Governo tem estado a negociar com os vários intervenientes por telefone e meios eletrónicos e ainda esta segunda-feira deverá reunir-se com os representantes da produção e da distribuição para finalizar os detalhes da lista.

O acordo de princípio com a CAP (Confederação de Agricultores Portugueses) está fechado e o Governo está a ultimar um acordo também com a APED (Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição).

A lista completa com produtos alimentares com IVA zero deve ser apresentada ainda durante o dia de hoje.

O comentador da SIC, Luís Marques Mendes, revelou este domingo, no Jornal da Noite, alguns dos alimentos que vão fazer parte do cabaz de bens essenciais com IVA zero.

O cabaz de alimentos cujo preço estará isento de IVA vai ser composto por 35 a 40 produtos. Todos os alimentos fazem parte da chamada roda da alimentação saudável: cereais e derivados, hortícolas, fruta, gorduras, lacticínios, carne, pescado, ovos e leguminosas.

A lista de alimentos já conhecida:
Batata
Massa
Arroz
Cenoura
Cebola
Tomate
Fruta (maçã, banana, laranja)
Leite Meio Gordo
Frango
Carne de porco
Pão
Feijão
Legumes (brócolos e curgetes)
Peixes (salmão e pescada)
Ovos
Azeite

O IVA nestes produtos irá manter-se a 0% durante seis meses.

A medida foi anunciada numa conferência de imprensa, na sexta-feira, onde foi apresentado o novo pacote de ajudas para mitigar o aumento do custo de vida.

Quanto vai poupar no cabaz? Fizemos as contas

A SIC fez as contas a um cabaz de alimentos com IVA a 6%, a taxa atual para bens de primeira necessidade, para saber quanto vão as famílias portuguesas poupar.

Fomos a dois sites de grandes superfícies e fizemos um cabaz com 25 alimentos: colocámos fruta, peixe, carne de frango, pão, diversos vegetais, grão e batatas.

Juntámos ainda manteiga, queijo flamengo, azeite, arroz, massa, cereais, ovos, leite e iogurte.

Ao todo, esta compra de 25 produtos custou 61,38 euros. Deste valor, 3,68 euros representam os 6% do IVA. Significa isso que, se a medida do Governo já estivesse em vigor, esta compra ficaria por 57,70 euros.

Uma poupança baixa num cabaz com produtos de alimentação saudável procurados por grande parte da população.