31.3.23

Inflação desce para 7,4% em março, o quinto abrandamento consecutivo

Rita Robalo Rosa,  in Expresso

A taxa de inflação em Portugal terá abrandado pelo quinto mês consecutivo em março, para 7,4%, nota o INE

O Instituto Nacional de Estatística (INE) estima que a taxa de inflação de março terá ficado nos 7,4%, o que representa o quinto abrandamento consecutivo, segundo os dados divulgados esta sexta-feira.

Em fevereiro, o índice de preços no consumidor, indicador que mede a inflação, tinha-se fixado nos 8,2%. Ou seja, houve um abrandamento de 0,8 pontos percentuais.

“Esta desaceleração é em parte explicada pelo efeito de base resultante do aumento de preços dos combustíveis e dos produtos alimentares, verificado em março de 2022”, justifica o gabinete estatístico.

O indicador de inflação subjacente também abrandou, para 7%. Este indicador mede a evolução de um cabaz de bens e serviços com mudanças menos frequentes (exclui bens energéticos e produtos alimentares não transformados) e com oscilações menos pronunciadas de preço.

Por produto, os preços da energia até caíram (-4,4%). Já os preços dos produtos alimentares não transformados aumentaram 19,3%, mas apesar do aumento houve uma desaceleração face ao mês anterior (20,1%).

Face a fevereiro, a taxa de inflação terá sido de 1,7%, uma aceleração face à inflação mensal registada nesse mês (0,3%).

A taxa de inflação média dos últimos 12 meses foi estimada nos 8,7% em março, face a 8,6% em fevereiro.

O INE estima ainda que o índice harmonizado de preços no consumidor - o indicador usado para a comparação entre países da União Europeia - nos 8%, uma redução de 0,6 pontos percentuais face a fevereiro (8,6%).

Notícia atualizada às 9h53