28.3.23

Cabaz de bens essenciais custa 235 euros e há 10 preços que aumentaram na última semana

in Rádio Voz da Planície

O aumento do custo de vida continua em destaque e hoje revelamos que o bacalhau, o café torrado moído e as massas espirais foram os três produtos que lideraram no aumento dos preços na passada semana.

Os dados são da Deco Proteste e revelam que entre os dias 8 e 15 deste mês, os três produtos com maiores aumentos de preço foram o bacalhau (mais 15 por cento), o café torrado moído (mais 14 por cento) e as massas espirais (mais 12 por cento). Desde fevereiro de 2022 que o produto que mais viu o seu preço aumentar foi a couve-coração, que regista uma subida percentual de 123 por cento, assegura a Associação de Defesa do Consumidor.

Na última semana subiram, ainda, entre os 7 e os 10 por cento, também segundo a Deco, o pão de forma, o peru de perna, o óleo alimentar, o azeite, a pescada fresca, a cebola e o fiambre.

A subida dos preços dos alimentos parece não ter fim à vista e na última semana o cabaz de bens alimentares considerados essenciais, monitorizado pela Deco Proteste, voltou a subir para um valor recorde. Custa agora 235 euros.