30.3.23

Faltam “alternativas” para vegetarianos ao cabaz com IVA zero, leite em pó para bebés “poderia ser incluído”

Mara Tribuna, in Expresso

O que faz falta no cabaz alimentar com IVA zero? “Todas as leguminosas” e mais hortícolas, responde a Associação Vegetariana Portuguesa. A “principal falha” da lista de 44 bens essenciais está no facto de não ter “alternativas vegetais aos laticínios”, diz uma nutricionista. Leite em pó e outros produtos consumidos pelos mais novos também “poderiam estar incluídos”

O cabaz de 44 bens alimentares com IVA zero, divulgado no início da semana, deveria incluir “todas as leguminosas e derivados, bem como um maior leque de vegetais”. Quem o diz é a Associação Vegetariana Portuguesa (AVP), alertando que o Governo não está a ter em conta o crescente número de pessoas que não consome produtos de origem animal.

“Recomendamos a anulação da taxa de IVA para mais variedades de vegetais e todas as leguminosas, ou seja, recomendamos que a atual medida inclua lentilhas, favas e restantes variedades de feijão e respetivos derivados, como tofu e bebida de soja”, diz a vice-presidente da AVP, Joana Oliveira, ao Expresso.

A lista de alimentos que estarão isentos do pagamento de IVA, entre abril e outubro, só inclui quatro leguminosas (feijão vermelho, feijão frade, grão-de-bico e ervilhas) e cinco frutas (maçã, banana, laranja, pera e melão). O número de hortícolas é superior (13) mas, ainda assim, a Associação Vegetariana Portuguesa considera que deveria ser maior, tendo em conta a “quantidade de produtos de origem animal abrangida”.

“Em Portugal, 28,6% reduziram o consumo de carne, o que significa que passaram a incluir no seu cabaz alimentar mais alimentos de origem vegetal, como leguminosas, vegetais e frutas”, afirma Joana Oliveira, citando um estudo de 2020 realizado pela Veganz, a primeira rede de supermercados veganos da Europa.

A “principal falha” do cabaz alimentar, na perspetiva da nutricionista Ana Isabel Monteiro, é não ter “alternativas vegetais aos lacticínios”, como a bebida e o iogurte de soja, que são especialmente importantes numa alimentação vegetariana para suprir as necessidades de cálcio, explica a autora da página “Laranja Lima”.

“Outra fonte deste mineral é o tofu, uma alternativa vegetal que também não está incluída no cabaz. Restam as leguminosas e hortícolas de folha verde (brócolos, couve, grelos e espinafres), bem como os laticínios (nos padrões ovolacto e lactovegetarianos)”, refere. Os vegetarianos não comem carne nem peixe, mas podem consumir produtos de origem animal, como laticínios e/ou ovos.

“OPORTUNIDADE” PARA PROMOVER ALIMENTAÇÃO MAIS SUSTENTÁVEL

“De uma forma geral” está um “cabaz ajustado”, diz a nutricionista, que elogia o facto de terem sido incluídas mais opções de pescado do que de carne (seis versus quatro). Desde cereais e derivados a gorduras e óleos, estão representados todos os sete grupos da roda dos alimentos nos 44 bens essenciais que constam na lista.Ao Expresso, a bastonária da Ordem dos Nutricionistas elogiava, na segunda-feira, o cabaz, por reunir “os alimentos que mais importam para uma alimentação saudável”. Por outro lado, a AVP acha que esta medida, que faz parte do pacote anti-crise anunciado pelo Governo na última sexta-feira, deveria ser uma “oportunidade” para promover rotinas alimentares vegetais que são mais saudáveis e amigas do planeta.

“Além do benefício ambiental, a substituição de 3% da energia diária de proteína animal por proteína de base vegetal está associada a uma menor mortalidade por todas as causas”, sustenta Joana Oliveira, elencando os benefícios dos produtos derivados de leguminosas, como tofu e bebida de soja, para ajudar a prevenir as doenças cardiovasculares.

A vice-presidente da Associação Vegetariana Portuguesa alerta ainda para os custos ambientais para o planeta de um regime alimentar à base de carne e de peixe ,“em termos de uso dos recursos naturais, poluição, emissão de gases de efeito estufa e outras externalidades ambientais que acarretam elevados custos a médio-longo prazo”.

CABAZ GARANTE BOA NUTRIÇÃO DOS MAIS NOVOS?

Além dos vegetarianos e veganos, o cabaz de alimentos poderia ter mais em consideração as famílias com crianças pequenas, sobretudo bebés, por não incluir alguns dos bens consumidos pelos mais novos. “O leite em pó poderia estar incluído, mas não acho que lhe possamos chamar de alimento essencial (a menos que mãe não possa/queira amamentar)”, afirma Ana Isabel Monteiro.

Segundo as diretrizes da Sociedade Europeia de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica (ESPGHAN na sigla em inglês), continua a nutricionista, um bebé pode fazer uma alimentação semelhante à da restante família a partir dos seis meses, desde que seja sem sal e com uma textura adequada ao seu desenvolvimento.

Assim, o cabaz tem “alimentos suficientes para garantir uma boa nutrição dos mais pequenos, desde hortofrutícolas a leguminosas, passando pelos cereais e alimentos de origem animal, caso a família os consuma”, diz ainda a autora da página “Laranja Lima”. O Expresso também contactou a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, mas não foi possível obter uma reação até à publicação do artigo.

Recorde a lista dos 44 bens essenciais que beneficiarão de IVA zero, por grupo alimentar:

Cereais e derivados, tubérculos
Pão
Batata
Massa
Arroz

Hortícolas

Cebola
Tomate
Couve-flor
Alface
Brócolos
Cenoura
Curgete
Alho francês
Abóbora
Grelos
Couve portuguesa
Espinafres
Nabo

Frutas

Maçã
Banana
Laranja
Pera
Melão

Leguminosas
Feijão vermelho
Feijão frade
Grão-de-bico
Ervilhas

Laticínios
Leite de vaca
Iogurtes
Queijo

Carne, pescado e ovos
Carne de porco
Frango
Carne de peru
Carne de vaca
Bacalhau
Sardinha
Pescada
Carapau
Atum em conserva
Dourada
Cavala
Ovos de galinha

Gorduras e óleos
Azeite
Óleos vegetais
Manteiga