16.10.07

“Há mais pobres a pedir ajuda”

in SIC

Problema da subnutrição aumenta, alerta surge no Dia Mundial da Alimentação


A presidente da Federação dos Bancos Alimentares contra a Fome garante que há hoje mais pessoas a pedir ajuda alimentar do que em anos anteriores. Em declarações à agência Lusa a propósito do Dia Mundial da Alimentação, que hoje se assinala, Isabel Jonet disse não ter dúvidas: "Tenho a certeza que há mais pobres a pedir ajuda".

Esse número, com base na realidade que vai constatando, tem sido engrossado por aqueles a quem chama "novos pobres", pessoas que têm emprego e recebem salário, mas cujo rendimento não dá para satisfazer as necessidades da família.

O crescimento dos pedidos de ajuda pode também ser atribuído ao facto da oferta proporcionada pelos 13 bancos alimentares existentes em Portugal também ter aumentado, com o crescimento dos donativos.

Embora os bancos alimentares não prestem ajuda directamente, mas através de instituições, a presidente da organização tem os números referentes ao ano passado: 216 mil pessoas beneficiaram da ajuda alimentar através de 1.200 organizações de solidariedade social.

Cerca de 850 milhões de pessoas sem comida

Dados revelados a propósito do Dia Mundial da Alimentação indicam que pelo menos 854 milhões de pessoas em todo o mundo não têm o que comer. Está assim longe de ficar concretizado o objectivo das Nações Unidas de reduzir para metade e até 2015 o número de pessoas afectadas por este problema, que já representa 14% da população mundial.

A subnutrição também já chegou às zonas urbanas do primeiro mundo. Por outro lado, as mesmas sociedades desenvolvidas enfrentam cada vez mais o problema do excesso de consumo de comida e da obesidade.

Com Lusa