16.9.07

"Nenhum caso ficará sem apoio"

in Jornal de Notícias

Margarida Moreira, da Direcção Regional de Educação do Norte- DREN, garantiu, ontem, à TSF, que "nenhum caso especial vai ficar sem apoio". A declaração surgiu na sequência de histórias de crianças com deficiência integradas no ensino regular.

A directora da DREN reiterou que autorizará o acompanhamento a todos os casos especiais. As declarações foram feitas, ontem, no mesmo dia em que o JN publicava a história do Diogo, um menino com seis anos a quem foi diagnosticado autismo e síndrome de Morsier. O Diogo foi integrado numa escola do ensino regular, em Barcelos, que os pais consideram não estar dotada das melhores condições para favorecer o seu desenvolvimento.

Os pais desta criança acreditam que o filho ficaria bem melhor na Associação de Pais e Amigos das Crianças Inadaptadas de Barcelos (APACI), uma IPSS dotada para estas situações, mas que tal se tem mostrado inviável.

O caso estará a ser agora revisto, estando marcada uma reunião com os pais do Diogo para a próxima Terça-feira, nas instalações da DREN. No segundo caso conhecido, uma menina também do distrito de Braga, também se aguarda nova reunião.

Margarida Moreira corroborou, ontem, a ideia de que estas crianças "não vão ficar sem apoio" e que "sempre que surgir uma situação ela será analisada". A responsável afirmou, ainda, que este é uma ano de viragem neste tipo de apoio, sendo que as escolas contam com "um apoio multidiferenciado". Este mesmo apoio gostariam de ter, na prática, os pais do Diogo que é autista e tem um síndrome que provoca cegueira.